Pages

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry.

Nome original: Le petit prince
Editora: Agir
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Número de Páginas: 91
Aonde Comprar: Saraiva ou Siciliano
Nota: 10

"Livro de criança?Com certeza
livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
  Como explicar a adoção desse livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar  que ele seja lido sempre por tantos milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
   Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
  O pequeno príncipe  devolve a cada um o mistério da infância  De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerência acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia.Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino."

  O livro narra a vinda desse pequeno príncipe para terra para lembrar ao um homem (do qual acredito eu seja o autor pois o livro é narrado em 1° pessoa) da sua infância  do qual ele já se esqueceu a muito tempo pois as "pessoas grandes" não o aceitavam do jeito artista dele, depois de desistir por pressão dessas pessoas grandes ele se torna piloto deixando pra traz toda uma carreira de pintor

"As pessoas grandes aconselharam-me a deixar de lado os desenhos de jiboias abertas ou     
fechadas e a me dedicar-me de preferencia a geografia, historia...Foi assim que abandonei ,aos seis anos, uma promissora carreira de pintor."( página 8)


   Quando se tornou uma pessoa grande assim como todos que o criticavam, ele se tornou um piloto de avião e em uma de suas viagens o motor deu uma pane e ele é forçado a fazer um pouso de emergência!! É assim que conhece o Pequeno Príncipe no meio do deserto do Saara na África, O principezinho lhe conta todos os lugares que visitou e fala sobre seu planeta lhe contando as criaturas que conheceu e sobre sua flor muito especial para ele, e sobre sua raposa da qual ele cativou... 

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."( Páginas 71,72)


Esse livro além de ser um clássico de toda a literatura, tenta trazer a todas pessoas que lerem uma nova perspectiva, a frase acima é a minha preferida de todo livro, para crianças pode ser      complicado de ler pois o livro não quer tratar de crianças ou adultos e sim de maturidade, da sabedoria mental, então não importa se você é adulto ou não ele te mostra que não é preciso apenas ter dinheiro, ou ser uma pessoa séria e importante, você precisa ser rico de amor e carinho. Eu recomendo muito, é clássico e tem uma linguagem meio formal além de ser bem complexo mas se você consegue entender o que o autor quis te passar você entende que este pequeno príncipe é o mais rico de todo o universo.

"Sim, as estrelas elas sempre me fazem rir, e eles te julgarão louco."(Página 85)

   Minhas lindjas se vocês ainda tiverem saco de ler isso, vai ser muito bom, porque pra mim é o melhor dialogo do livro:

"Eu bebo -respondeu o bêbado, com um ar triste
Porque bebes?-perguntou-lhe o pequeno príncipe.
Para esquecer -respondeu o beberrão.
Esquecer o que? -indagou o principezinho, que já começava a sentir pena dele.
Esquecer que eu tenho vergonha -confessou o bêbado, abaixando a cabeça.
Vergonha de que? -perguntou o príncipe, que desejava socorre-lo.
Vergonha de beber! - conclui o beberrão, encerrando-se definitivamente no seu silêncio

Sem querer parecer idiota mas, o cara bebe pra esquecer que tem vergonha de beber tipo: Hã? enfim, eu achei engraçado quando li...


É isso espero que tenham gostado
Até a próxima lindjas
Beijitos
Lorraine (Moderadora)

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram