Pages

Querido John - Nicholas Sparks.


Título Original: Dear John.
Editora: Novo Conceito.
Autor: Nicholas Sparks.
Número de páginas: 288.
Onde comprar: Saraiva ou Siciliano.
Nota: 10

 “Querido John', dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.

Com um futuro sem grandes perspectivas, John Tyree, um jovem rebelde, decide alistar-se no exercito, após concluir o Ensino Médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa espera-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer: os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país ou seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para a Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar. "


Em Querido John, o magnifico Nicholas Sparks fala sobre John Tyree, um jovem de 23 anos que nunca se deu muito bem com o pai. Quando era criança John adorava falar com o pai sobre o assunto preferido dele. Moedas. Seu avô colecionava e passou a obsessão para o pai, que tentou passar para John. Porém, todo jovem fica meio rebelde e foi o que aconteceu para que o relacionamento com o pai se tornasse complicado. 

Quando se tornou maior de idade, se alistou para o Exercito, que fez com que ele amadurecesse. De tempos em tempos eles são mandados para casa e em uma dessas, ele está na praia quando conhece Savannah Lynn Curtis.



"Minha bolsa! - A morena engasgou. - Você derrubou.
(...)
Não era da minha conta, eu sabia. Mas a única coisa que passou pela minha cabeça quando levantei de um salto e corri para a beira do pier foi: Ah, que se dane..." 

Ela agradece a ele por ter pego a bolsa e eles conversam, ela o convida para ir a fogueira e ele aceita, e lá conhece Tim, que conhece Savannah desde pequeno. Com muito encontros, todos super fofos, onde eles se conhecem melhor e vêem que tem pouco em comum, mas não importa. Não importa, por que o amor fala mais alto que todas as diferenças.



"Por um segundo, quis saber se o beijo quebraria o feitiço que nos envolvia, mas já era tare demais parar. Quando  os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre."

Porém eles tem apenas 2 semanas juntos, pois John deve voltar à sua base na Alemanha, onde ele serve. Ambos fazem com que seu tempo juntos seja inesquecível  Em seus últimos dias juntos, ele tem uma briga, por que Savannah da um livro à John sobre Autismo, alegando que ele deve aprender sobre o assunto já que o pai dele tem a doença. John fica irritadíssimo com ela em dizer isso  e acaba batendo em Tim e outros dois rapazes. Mas graças a Tim os dois se entendem e logo ele volta para a base. [Admito que fiquei muito emocionada nessa parte]



"- Você é um cachorrinho apaixonado.
Eu não disse nada. Quando ele saiu, sabia que ele estava certo. Eu estava completamente louco por Savannah."

John conta os dias para a sua próxima licença de verão e enquanto ela não chega, ambos trocam cartas e mais cartas de amor. Eles não mandam emails como os jovens de hoje e sim cartas, feitas a mão, o que torna tudo mais lindo e romântico. O modo como John fala sobre a falta que ela faz, de como eles se falaram pelo telefone depois de muito tempo... 


Porém, a vida não é um conto de fadas e Sparks retratou ela muito bem. Savannah passa a mandar poucas cartas com o passar do tempo e logo sobra apenas uma. Apesar do que ela diz na carta, nada muda o fato que John a ama. Como na capa do livro diz, o que você faria com uma carta que mudasse tudo?

Ele retorna a sua cidade natal para cuidar do pai e aproveita para ir atras de Savannah, descobrindo algo que o faz ficar sem saber o que fazer. Sua escolha pode mudar tudo, mas no fim  John Tyree acaba fazendo o certo. Não é questão de como você se sente e sim, de como você quer que a pessoa que você ama se sinta. Não importa a dor e a tristeza que John sinta, ele as deixa de lado para ver a felicidade de Savannah, e foi o que fez com que Querido John se tornasse um dos meus livros prediletos.


Não é nada clichê ou meloso, é retratado de forma real e essa é sem dúvidas, uma prazerosa leitura.


Espero que tenham gostado! ;D

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram