
Título Original: Water for Elephants.
Editora: Sextante.
Autor: Sara Cruen.
Número de páginas: 271
Onde comprar: Saraiva ou Siciliano.
Nota: 7,5
"Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo."
No livro somos apresentados ao circo sob sua forma mais cruel, sem floreios ou a mágica do picadeiro. O que temos são artistas e trabalhadores tentando duramente sobreviver entre uma apresentação e outra, num período bastante conturbado da história americana. Por detrás dos bastidores, das lonas existe muita crueldade, desde aos mal tratos a animais à inimizades. A linguagem muitas vezes é baixa e direta, contendo muitos palavrões, o que de fato me incomodou um pouco.
"Quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas."
Toda história é apresentada através das lembranças de um Jacob envelhecido, que te faz se comover um pouco pelo fato de viver em uma casa para idosos, precisando depender de todos para tudo. Sob as lonas conhecemos ainda alguns personagens marcantes, como o anão Kinko, o ganancioso dono do circo Tio AL; e Rosie, a elefante adorável mais inteligente do mundo. E por falar em animais, o quanto foi difícil para mim acompanhar as muitas passagens de mal tratos sofridas por eles. São girafas, tigres, cavalos, orangotangos e zebras vivendo sob condições péssimas, alimentados por sobras e comidas estragadas. E muitas vezes (especialmente Rosie) sofrendo agressões injustas.
"Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante."
Não é um livro magnifico pela sua beleza em enredo, não há mágica nele, somente a realidade de pessoas más e cruéis. Não foi de fato uma leitura que eu tenha adorado, mas é um livro bom não tenho como negar, pois mostra a realidade. Minha prima viu o filme e disse que a adaptação ficou melhor que o livro, pois cortou algumas partes exageradas que contém no livro. Se isso aconteceu, então vai ser a primeira vez que a adaptação ficou melhor que o livro.
Espero que tenham gostado! ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário