
Título Original: Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 256
Onde Comprar: Saraiva ou SicilianoNota: 8
"Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida."
O Lado Bom da Vida conta a história de Pat Peoples, um ex-professor que foi internado em uma instituição psiquiátrica que ele chama de 'lugar ruim' e retornar ao seu lar estando confuso, ingênuo e explosivo ao extremo. Ele não consegue se lembrar direito dos fatos que o levaram para lá, bem como não tem noção do tempo que passou internado. Ele é uma pessoa muito confusa e seu único objetivo de sua vida é voltar para a mulher Nikki que pediu o "tempo separados" antes de ele ser internado, pois ele acha que o tempo que passou na clinica foram alguns meses.
Um belo dia seu amigo Ronnie o convida para um jantar de boas vindas na sua casa oferecido pela mulher Veronica. Pat aceita o convite e vai, descobrindo que Veronica chamou sua irmã Tiffany para se juntar a eles. Durante todo o jantar Tiffany é seca e ironica, mas ao final da noite quando Pat a leva em casa, se mostra ousada e um pouco parecida com Pat... Desequilibrada.
"Quando li a história propriamente dita — que conta como Gatsby ama Daisy, embora não consiga nunca ficar com ela, por mais que tente —, tive vontade de rasgar o livro ao meio, ligar para Fitzgerald e dizer que o livro dele está todo errado, embora eu saiba que Fitzgerald provavelmente já morreu..."
A partir daí ela descobre quais os horários em que ele corre e fica o seguindo por dias, até que finalmente ele a convida para jantar e ela aceita. O jantar é divertido e no dia seguinte é como se os dois não tivessem passado uma agradável noite jantando juntos. Porém não é só loucura que Tiffany o trás ao entrar em sua vida, graças a ela ele acaba se lembrando de tudo: o porque de sua separação, o crime que cometera...
Matthew Quick nos propõe um intenso quebra-cabeça, que se você não tiver paciência e curiosidade não conseguirá ler todo o livro. Quick também nos mostra sempre o quão positivista Pat é, vendo sempre o lado bom das coisas. Acho que isso é bom e ruim ao mesmo tempo, pois se você não pensar assim vai viver num mundo em que não gosta sempre reclamando da vida e se pensar positivo, quando se decepcionar não saberá como lidar. Uma história conduzida com um enredo leve, esperança, drama e humor.
"Praticando ser gentil em vez de ter razão."
Espero que tenham gostado,
beijoos,
Carol Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário